Por que eu uso o Blender?

Logo Blender

O blender é um software livre para para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros.

Eu conheci o blender entre 2008 e 2009, procurando algum software de modelagem 3D e vi que ele era open source isso me atraiu porque eu não queria pagar licença para ou crakear um programa pago. Mas comecei a usar para valer o blender em 2014, correndo atras de tutoriais e sites que pudessem ajudar a mexer nesse software.

Um pouco de historia:

Originalmente, o Blender foi desenvolvido como uma aplicação in-house pelo estúdio holandês de animação NeoGeo Studio, co-fundado por Ton Roosendaal em 1988. Em 1998, Ton Roosendaal fundou uma nova companhia chamada Not a Number (NaN) para desenvolver e distribuir o programa, fornecendo produtos e serviços comerciais relacionados ao Blender. Em 2002, a NaN faliu devido a pouca quantidade de vendas e a problemas financeiros. No mesmo ano, Ton fundou a Blender Foundation e em julho desse ano, iniciou-se uma campanha chamada “Free Blender”, para arrecadar €100.000 para os investidores do Blender concordarem em liberar o programa como código aberto. A campanha arrecadou os €100.000 em apenas sete semanas. Em 13 de outubro de 2002, o Blender foi lançado sob uma licença dupla, a GNU General Public License (GPL) e a Blender License (BL).

Atualmente, o Blender é desenvolvido pela Blender Foundation, sendo suportado por doações da comunidade, e vendas de materiais relativos ao Blender, no e-Shop. O Blender foi escrito inicialmente em C, e atualmente está escrito em C, C++ e, algumas partes, principalmente scripts embutidos, em Python.

Em julho de 2009, Ton recebeu um Doutorado Honorário em Tecnologia pela Universidade Metropolitana de Leeds, por sua contribuição a tecnologia criativa. O Blender já recebeu reconhecimento da mídia, incluindo revistas, sites e universidades.

Texto retirado wikipédia e adptado do blender.org

Qual a qualidade desse software?

Trabalhos
Alguns trabalhos realizados com o blender, um ursinho de pelúcia, pokebolas, porcas e uma cena com arvores, pedras e grama em poligon.

Eu não posso comparar com outros programas do gênero, pois nunca utilizei outra, mas acredito poder tirar bons resultados com o blender. Existe uma crença que software livre não dão conta do recado em seus projetos.

Não sou nenhum usuário assíduo de aplicações open source, mas acredito que o costume em usar uma ferramenta pode influenciar na sua visão de determinado programa. Por exemplo eu utilizo o Photoshop como editor de imagens porque foi o primeiro software que usei, mas reconheço o Gimp como uma boa alternativa, porém não consegui me adaptar a sua interface e atalhos. Vejo que com o blender foi a mesma coisa, não consigo me ver trabalhando com outro programa de modelagem 3D, pode até acontecer, mas tenho certeza que me sentirei mais a vontade trabalhando com o blender.

BlenderFoundation criou uma bela animação e nela é possível ver como blender é uma ferramenta poderosa:

 

Bem é isso, uma post para falar um pouco dessa ferramenta que utilizo. Fico por aqui até uma próxima!

Deixe um comentário