Conhecendo o zBrush

postDory_06

Semana passa, do dia 21/08 até 23/08, eu participei de um workshop sobre zBrush. Nessa oficina nós modelamos a Dory da série Procurando o Nemo. Foi bem legal, pois eu já tinha curiosidade de saber como esse software funciona. De modo geral gostei bastante desta ferramenta, apesar de ter ficar perdido com algumas informações e tido dificuldade de achar alguns comandos.

Mas o que é o zBrush?

É um software de escultura e pintura digital 3D e possui uma modelagem considerada mais orgânica. O zBrush lembra uma modelagem manual de argila ou massinha deixando mais livre o seu fluxo de trabalho. É um ótimo programa para fazer concepts 3D, mas a utilização dos modelos feitos no zBrush fica impraticável para usar em animações ou em jogos, pois os modelos usam muita geometria o que deixa pesado e ao mesmo tempo difícil a aplicação de bones/actions. Por isso muitos artista começam no zBrush até chegar num certo ponto, passam para outro software para fazer a retopologia(fazer novas geometrias no objeto para facilitar usar utilização em animações e jogos) e depois voltam para o zBrush para dar os últimos retoques.

postzBrushInterface01

 

A Interface:

Possui uma interface agradável e em alguns pontos bem intuitivos. A sua tela é adaptável, podendo colocar algumas ferramentas em suas laterais para facilitar o trabalho. Como mencionei no início deste post que fiquei perdido em alguns momentos. Eu tive um pouco de dificuldade de entender como abrir ou exportar um documento, pois tinha muitas abas e duas delas parecidas uma chamada documents e outra file, mas depois que descobri a diferença delas ficou mais simples de usar esses comandos.

postzBrushInterface02

 

É fácil de usar?

Como já tive experiência com outros softwares 3D foi fácil, pelo menos pra mim, me adaptar ao zBrush. A desvantagem de se mexer com outros softwares é confundir atalhos o que me fez aplicar o comando errado algumas vezes. Programas de modelagem 3D costumam ter muitas ferramentas e o zBrush não foge do padrão. Ele possui muitas ferramentas para alterar resolução, aplicar geometria, acrescentar novos objetos, etc. Para se ter um bom domínio precisaria de muito tempo trabalhando nele. O zBrush apresenta algumas possibilidades de modificadores e pincéis para a modelagem, dando maior variedade no resultado final.

postzBrushInterface04

 

Comparando com outros softwares:

Eu já tive a oportunidade de mexer em alguns softwares 3D como o 3DSMax, ScketchUp, esse semestre estou aprendendo a mexer no Revit, além do Blender que já mexo a um bom tempo. Como já mencionei o zBrush possui uma modelagem mais orgânica e o software que tem comando que se aproximam deste tipo de modelagem é o Blender. O ScketchUp e Revit são software com uma pegada mais de arquitetura, uma modelagem mais simples com formas básicas. O 3DSMax não é um programa que me agrada muito, pois para mim é pouco prático na aplicação dos seus comando e também ser um software bem pesado para rodar no computador.

postzBrushInterface05

 

Considerações finais:

Gostei bastante do zBrush, a forma de modelar é bem intuitiva e com muitas possibilidades. Infelizmente não terei a oportunidade de continuar mexendo nele, pois no momento não tenho condições de adquirir o software, mas com certeza ele está na minha lista para eu ter no futuro.

Um curiosidade a Dory precisou ser refeito no Blender, pois quando exportei o modelo da Dory estava com muita geometria e quando abrir no Blender ele não conseguia fazer mais nada além de fechar o programa. Então tive que refazer a Dory para criar a renderização para o post.

postDory_04

 

Bem é isso, espero que tenha gostado e muito obrigado se você leu até aqui.

Até a próxima 🙂

Deixe um comentário