Depois de assistir um tutorial básico de como fazer um sorvete eu pensei: “será que consigo fazer ele animado?”. Então fui trabalhar para tentar fazer esse projeto.
A modelagem e a texturização fiz em uma tarde, mais ou menos umas 3 horas. Caso tenha interesse em fazer esse modelo de sorvete segue abaixo o primeiro vídeo do tutorial:
Depois do Sorvete feito comecei a pensar em como fazer a animação. A ideia é fazer uma animação de loop, ou seja, dar a sensação de que a animação está ocorrendo o tempo todo, mas é apenas a repetição da animação. O conceito é simples, a casquinha entra é preenchida pelo sorvete, recebe o granulado e depois sai.
Para a animação foi desenvolvido um cenário diferente, com um piso metálico, e também criado as máquinas que colocam o sorvete e o granulado, além de uma máquina que tira o sorvete de cena.
Com todas as modelagens prontas eu estabeleci uma ordem de animações:
- Animar entrada da casquinha;
- Fazer o sorvete;
- Animar a máquina do sorvete;
- Animar granulado;
- Animar máqunia do granulado;
- Animar máquina para remover o sorvete;
- Animar sorvete saindo.
- Começo animando a casquinha, fazendo ela entra em cena. Basicamente crio keyframes de localização e rotação para a casquinha entrar em cena e também fazer um pouco de rotação para tentar criar a sensação de inércia, infelizmente não ficou muito bom essa parte.
- Foi feito a animação do sorvete surgindo na casquinha, como trabalhei com Curvas existe uma opção na aba de configuração da curva que você pode estabelecer a porcentagem que a forma passa pela curva, a figura abaixo mostra onde é, se a opção está em 1 significa que a forma preenche toda a curva, caso esteja 0 ela não preenche a curva.

- A máquina eu fui animando seguindo o sorvete quando vai sendo criado.
- Para a animação do granulado precisei duplicar o sorvete e na versão duplicada eu converti de curva para mesh, pois precisava aplicar interações de colisão, que é apenas compatível no modo mesh, para receber as partículas de granulado. A imagem abaixo mostra onde fica o modificador. (Dica: crie uma coleção apenas para as partículas para não ficar confuso na hora de editar e procurar outros objetos).

- Para deixar o granulado estático no sorvete eu deixei a simulação das partículas chegarem no sorvete e depois eu converti eles em malha. Já para criar a ilusão que eles não estão lá o tempo todo eu animei a escala dos granulados, um frame anterior deixei 0 e no próximo deixei na escala normal. Depois configurei para as partículas sumissem depois que a escala do granulado estático estivesse em 1.
- Para animar a maquina foi bem simples, apenas posicionei ele em cena no momento que que as partículas são criadas.
- Por último eu animei novamente a casquinha, mas agora para ela sair de cena e logo depois animei a máquina para remover o sorvete. Para facilitar o restante da animação eu criei um Empty de Cubo e posicionei ele na região do sorvete, como mostrado na imagem abaixo, com isso deixei o sorvete o granulado como parente do Empty, depois defini o Empty como parente da casquinha e dessa maneira tanto o sorvete quanto o granulado irá se mover conforme a casquinha se movimenta.

Depois de concluir a animação eu fui para a renderização, eu separei o render em camadas para ser utilizado na composição e ter maior controle nas possíveis alterações. Mas essa parte foi a que mais tive problema, pois no primeiro momento o granulado não foi renderizado e descobri que quando você cria as formas das partículas em uma colação separada não pode remover a parte de renderização dessa coleção, pois as partículas são instâncias dessa coleção. Depois tive problema com a luz que acabou sendo deletado sem querer uma hora. O resultado é que em vez de uma noite de renderização, acabou tendo 2 dias para fazer e refazer os renders.
Abaixo tem algumas alternativas que renderizei:
É isso, passei hoje um pouco de como foi fazer essa animação, não ficou perfeito, mas tive bastante aprendizado neste projeto. Se chegou até aqui muito obrigado e até a próxima 🙂