
Depois de dedicar uma semana para esse projeto, enfim ele saiu! Apresento-lhes Panderson e Massudinho, dois amigos que praticam a embolada num futuro cyberpunk. Esses personagens surgiram numa sequência de lives promovida pela Escola Revolution, o concept foi desenhado pelo Rayner Alencar, o Panderson foi pintado pela Mad Boogie e o Massudinho foi pintado pelo Guilherme Freitas, do canal Brush Rush, como achei bastante interessante os personagens resolvi me arriscar em dar vida a eles em 3D 🙂
Neste projeto utilizei o Blender para toda parte de modelagem, texturização, posar os personagens e renderização. Utilizei o Natron (software de composição via nodes) para juntar os renders e aplicar alguns efeitos. Utilizei o Photoshop para dar os últimos toques e preparar para as publicações.
Para começar o projeto precisei estudar os personagens, listar quais elementos eles usam e coletar algumas referências para ajudar a compreender as formas que serão modeladas. As imagens abaixo são os concepts que utilizei pra me guiar no processo de modelagem.

Para ajudar um pouco eu fiz uma imagem de silhueta em pose A para ajudar na blocagem e estabelecer os volumes. A imagem abaixo são as silhuetas simplificadas que utilizei para fazer a blocagem dos personagens,
Eu comecei modelando o Panderson, ele acabou sendo minha “cobaia”, pois alguns processos de modelagem acabei mudando para o Massudinho, minha ideia inicial era modelar o corpo todo, mas acabei vendo que não seria produtivo, então acabei focando mais tarde em modelar detalhadamente apenas o rosto e as mãos. Depois já fui estabelecendo as formas das roupas, usando o modificador multi-resolution, fui aplicando os detalhes nas roupas e acessórios no modo Sculpt no Blender, com as modelagens do rosto e mãos finalizadas eu faço a retopologia deles, depois faço a texturização dos elementos e finalizo com a pose. A imagem abaixo mostra as etapas do Panderson.

A imagem abaixo são as vistas do Panderson finalizado.

Com o Panderson concluído passei a modelar o Massudinho, o processo foi bem parecido, com a diferença que já foquei a modelagem direto no roso e mãos, depois a retopologia e modelagem das roupas e acessórios, depois fiz a texturização e finalizei com pose do personagem. A imagem abaixo tem as etapas do Massudinho.

A imagem abaixo são as vistas com o Massudinho finalizado.

Com os personagens finalizados eu comecei a criar o cenário, o desafio para mim foi pensar em como fazer uma cena no sertão nordestino no cenário cyberpunk, buscando algumas imagens de referência do sertão do nordeste percebi que tinha poucos elementos, as vezes algumas casas isoladas bem simples, como não quis fazer uma cenário muito grande decidi colocar uma casa, uma cerca, dois cactos e um calango próximo dos personagens. O único elemento mais cibernético que me veio a mente foi deixar o arame da cerca iluminado. A imagem abaixo é a cena sem materiais.

Esse projeto comecei 15/04/2020 e concluí hoje 27/04/2020, dedicando aproximadamente umas 8 horas por dia, foi bem trabalhoso, mas, ao mesmo tempo, foi bem divertido desenvolver. Pude aprender muita coisa e adaptar meu processo de criação de personagens. Uma coisa que pretendo aprender melhor é como separar melhor as layers para serem usadas fora do Blender, essa foi a parte que tive bastante dificuldade, espero conseguir compreender isso em algum momento.
Então é isso, se você chegou até aqui muito obrigado e até a próxima! 🙂