O que é VFX?

capa_post

VFX é a abreviação do termo inglês Visual Effects, que são os efeitos visuais utilizados no cinema. Vale ressaltar que efeitos visuais é diferente de efeitos especiais.

Efeitos Especiais = Efeitos práticos, ocorrem durante a gravação. Ex. Explosões reais ou animatronics.

tubarao 3
Jaws (1975)

Efeitos Visuais = Efeitos digitais, ocorrem fora das gravações, normalmente desenvolvido em computadores. Ex. Simulações de oceano ou personagens 3D.

20170706153131863136u
Blade Runner 2049 (2019)

Feita a consideração, passarei uma visão geral de algumas áreas que fazem parte dos efeitos visuais:

  • Compositing: Tem o papel de combinar imagens, que podem ser duas ou várias, para fazer que pareçam integradas. Basicamente o compositor tem que aprender a ver como as coisas no mundo se comportam para que pareçam reais no computador. Uma das coisas mais importantes que um compositor faz quando integra elementos diferentes numa cena é balancear tudo em termos de cor, brilho e contraste. O exemplo acima é um projeto que eu fiz seguindo o curso Composite Elements Photo-Realistically no site da Udemy, do professor Alexander Hanneman. Nesse vídeo foi feita a integração de diferentes elementos como o background, o fogo, a fumaça, para que pareçam integrados numa única cena.
  • Tracking: Existem dois tipos de Tracks: 2D e 3D. O 2D pode ser utilizado para registrar a movimentação de certo elemento em cena. O 3D é quando se busca simular o movimento da câmera no computador, possibilitando, também, recriar o ambiente gravado através da nuvem de pontos que foram gerados pelos cálculos do software. O exemplo acima é um projeto que eu fiz seguindo o curso NK202 no site da Udemy, do professor Alexander Hanneman, onde uso técnicas de Tracking. O primeiro projeto usa o Planar Tracking onde ele calcula a posição de um padrão da imagem frame a frame. O segundo que foi um dos mais difíceis pra mim usou o Tracking 3D para simular a câmera no computador e a partir dessa informação foi criado geometrias no software e fazer algumas projeções, ou seja, ele joga informação do vídeo em cima da geometria, como um projetor de cinema projeta o filme em uma tela. O projeto 3 também usou o Tracking 3D para gerar a câmera e poder fazer a movimentação do novo céu mais coerente com a cena

roto-2

  • Rotoscoping: É bastante utilizado seja para cortar elementos frame a frame, também para estabelecer determinadas área que serão afetados por efeito, seja um filtro ou correção de cor. A imagem acima é um exemplo de rotoscopia, onde é desenhado formas que você quer separar da imagem, normalmente se separa formas complexas, como, por exemplo, o corpo humano, em partes para ter melhor controle na edição dessas formas frame a frame.

 

  • Keying: Remove o fundo de uma cena a partir de uma cor, por exemplo, verde ou azul. Essa técnica é usada quando se quer integrar o personagem em uma região que seja de difícil acesso de gravação ou em uma cena digitalmente criada, pode ser 3D ou pintura.O exemplo acima é um projeto que eu fiz seguindo o curso NK101 no site da Udemy, do professor Alexander Hanneman, nele basicamente foi feito a remoção do fundo, acrescentado um background e também incluiu alguns efeitos criados depois como o holograma.

Como curiosidade no início do cinema era comum usar pintura reais para compor o cenário dos filmes

matte_paiting_em_star_wars_reprod_youtube_widelg
Star War (1977)

  • Modeling & Texturing: As vezes elementos que queremos usar em cena não existe ou é um elemento que será utilizado em uma condição que não é possível gravar e para isso utiliza-se objetos modelado digitalmente no computador e incorporados posteriormente na composição. O exemplo acima é um projeto que eu fiz seguindo o curso NK303 no site da Udemy, do professor Alexander Hanneman, o carro foi modelado para ser incorporado na cena.
  • 3D Particles: Simulação de explosões, oceanos, fogos de artifício todas geradas por computador. Muitas vezes esperar certos efeitos vindo da natureza não é a melhor opção, pois é difícil de combinar com algo que é imprevisível, dois exemplos práticos: uma cena de chuva, muitas das cenas são gravadas sem chuva e acrescentado depois, pois pode ser adicionado a intensidade adequada para a cena, outro exemplo é um vulcão em atividade, você não vai esperar um vulcão entrar em erupção para fazer a gravação de sua cena, além de ser muito perigoso. No exemplo do carro acima, a fumaça foi gerada também digitalmente para incorporar na cena, além de ter usado um efeito para simular chuva também.

Como eu cheguei no VFX?

No começo eu não sabia exatamente o que queria fazer, a única coisa que sabia era que eu gostava de cinema, que na prática não ajuda muito. O filme que me fez querer trabalhar com essa parte foi o primeiro filme do Homem de Ferro de 2008, fiquei impressionado com os efeitos e a partir daquele momento queria fazer algo parecido.

iron_man_featured_image
Iron Man (2008)

Meu primeiro passo foi aprender 3D, comecei com o Blender em 2013 e com o passar do tempo fui conhecendo mais as áreas. Não lembro exatamente a data, mas em 2018 assisti uma palestra na Escola Revolution sobre efeitos visuais e composição com Nuke, naquele momento tive um primeiro estalo e comecei a pesquisar mais sobre o assunto. Também tive dois momentos com o Topia em 2019 conversando com algumas pessoas fui percebendo que essa área de composição era algo que pra mim cada vez mais estava fazendo sentido. Já no Topia Connect de 2020 tive a oportunidade de conhecer alguns artistas da área que me fizeram abrir mais minha cabeça sobre esse mercado. Depois decidi que tinha que me aprofundar mais sobre composição, especialmente com o Nuke, então resolvi fazer alguns cursos da Udemy e definitivamente foi uma das melhores escolhas que fiz, pois me ajudou a conhecer mais do software e também um pouco do processa de composição. Agora estou na busca de equilibrar os conhecimentos técnicos e os conhecimentos artísticos que complementam e fazem toda a diferença para o resultado final de um projeto.

 

Se você chegou até aqui muito obrigado! Espero que esse post tenha sido útil, é isso aí, até a próxima!

 

Fontes:

The art and science of digital compositing – Ron Brinkmann

Curso da Udemy Introduction to nuke compositing: the essentials NK – 101 – Alexander Hanneman

 

RocketJump Film School – VFX Core Concepts 101

https://www.youtube.com/watch?v=0-v3NtODgi0

 

VFX Games – The Art of Compositing

https://www.youtube.com/watch?v=gYu4esqvnQ0

Deixe um comentário