
Olá, depois de muito tempo sem publicar aqui no blog hoje venho compartilhar um pouco a criação desse personagem que fiz para o Challenge do FlippedNormals. Essa foi a primeira vez que participo de um Challenge e também a primeira vez que faço um personagem focado em real-time.
Falando um pouco mais sobre o Challenge do FlippedNormals o tema foi sobre personagens de contos de fadas em um momento diferente de que se passa sua história ou em um passado muito distante ou muito no futuro. Eu escolhi O Flautista de Hamelin, imaginei ele no universo Dieselpunk. Pensei ele usando trajes militares e saindo correndo com sua máscara de gás que é adaptada pra acoplar sua flauta que é tocado com seus braços mecânicos. Possui uma habilidade de encantar as pessoas ou animais com sua música. É um personagem corajoso, mas quando firma um acordo gosta que seja cumprido. O Flautista costuma dizer “Se você não cumprir seu acordo a última coisa que ouvirá será minha música, te garanto será a melhor música já ouviu”.
Depois de definir um pouco do personagem e sua história eu fui procurar algumas referência e coloquei no PureRef pra me ajudar a direcionar visualmente na construção do design do flautista.

Depois comecei a fazer a blocagem do personagem pra ter já uma base pra modelagem, essa parte eu fiz no Blender.

Depois fiz um refinamento da blocagem pra ter uma base mais adiantada do personagem.

Com o modelo já um pouco refinado eu resolvi fazer uma blocagem com as roupas para tentar achar um caminho de como seguir nessa parte, pois fiquei com um pouco de dificuldade de definir qual seria o melhor design pra ele.

Feito a blocagem da roupa eu joguei um dos render no Photoshop pra fazer alguns testes visuais e definira um caminho pra modelagem. Na imagem eu tinha testado em um momento colocar mais elementos que eu decidi retirar no processo pra deixar um pouco mais simplificado.

Essa lista de elementos e fazer um esboço, mesmo que tosco, me ajudou a direcionar no andamento do projeto. Com isso eu consegui finalizar a roupa. Antes eu fiz a retopologia do rosto.

Com a retopologia feita eu fui fazer o refinamento da roupa e dos elementos, como máscara, capacete, flauta e braços mecânicos.

Com todas as partes modeladas e com detalhes aplicados o próximo processo foi fazer bake das partes para transferir em mapas de normal (são imagens usadas para armazenar informação da superfície da malha, assim conseguindo passar detalhes em malhas com pouco resolução). Feito esse processo depois eu fui fazer a texturização. Essa parte eu fiz no software ArmorPaint.

A parte da texturização tive um pouco dificuldade de organizar os packs de UV, abaixo eu mostro os mapas de textura que montei para o personagem.

Um dos objetivos do Challenge é ter um personagem não passando de 100k tris. Abaixo o meu personagem no wireframe.

Depois de concluir a texturização eu fui para o Mixamo pra gerar o Rig(esqueleto do personagem) e também testar algumas animações.


Feito os testes depois eu juntei as animações, apliquei as texturas exportei em FBX para poder abrir na Unity.
Na Unity eu montei a cena e fiz uns prints para pode mostrar o personagem funcionando em real-time.

O vídeo abaixo do personagem na Unity.
Modelo no Sketchfab.
Esse foi um pouco do meu processo, tive algumas dificuldade na execução do projeto, principalmente na criação do design das roupas e fazer o detalhamento deles. Na modelagem tive um pouco de dificuldade de achar a melhor densidade de malha, por exemplo a mascara e capacete ficaram mais pesado, como eu acabei perdendo os arquivos que tinham a malha mais leve essa parte acabou ficando com a malha mais densa, essa questão da densidade tem haver de saber qual o limite mínimo de malha que depois de aplicar a textura não fique claro que é um low poly, se você trabalhar com uma quantidade muito baixa, mesmo com o mapa de normal é possível perceber, com as arestas, que se trata de uma malha low poly. Também tive dificuldade na parte de organizar as UV para ter uma melhor distribuição para a aplicação das texturas. Apesar dos problemas foi muito bom para aprender algo novo! Agora consigo ver melhor o processo e onde preciso melhorar para projetos futuro.
É isso, se você chegou até aqui muito obrigado e até a próxima! 🙂
Deixo vocês com a imagem do Flautista sensualizado 😉
