Efeitos Visuais – Visão Geral

Um tempo atrás fiz um post falando sobre efeitos visuais, agora eu refiz com o objetivo de criar um vídeo.

Já se perguntou como algumas cenas de filmes são feitas? O Homem de Ferro, de 2008, foi o meu, mas com o tempo vim descobrir os efeitos visuais.

Dentro de uma produção cinematográfica os efeitos visuais trabalham com a combinação de diferentes imagens, o objetivo é produzir um resultado integrado, formando uma composição digital, essas cenas foram feitas pela Scanline Studios uma das responsáveis pelos efeitos visuais do Homem de Ferro.

Vendo um pouco a história, a ideia de compor várias imagens não é novidade, em 1857 o fotógrafo e artista Oscar G. Rejlander, produziu uma das fotografias tecnicamente mais complicadas, a obra intitulada “The Two Ways of Life”. Essa imagem foi produzida em 32 partes, ele resolveu tirar fotos em pequenos grupos, pois teria melhor controle e facilidade de dirigir. É um dos primeiros exemplos do que veio a ser conhecido como “impressão combinada”.

Mais adiante em 1933 o filme King Kong usou técnicas de composição óptica. As cenas foram criadas da seguinte forma: 

  • Primeiro o gorila gigante foi fotografado – uma miniatura de uns 40 centímetros de altura que foi animada usando stop-motion, que o processo de animar o objeto usando uma sequência de fotos.(Passa imagem ao fundo de exemplo de stop motion)
  • Depois que essa filmagem foi desenvolvida e processada, ela foi projetada em uma grande tela posicionada em um palco de tamanho natural. 
  • A ação em primeiro plano (criar efeito de destacar os atores com o fundo) foi então fotografada enquanto a filmagem de fundo estava sendo projetada atrás dela, produzindo uma imagem composta.

Atualmente, a composição óptica foi efetivamente substituída por computadores. E com isso temos uma diferenciação, Os Efeitos Especiais dos Efeitos Visuais.

Os Especiais são efeitos práticos realizados no set registrados com uma câmera, como explosões num típico filme do Michael Bay. Outro exemplo é o uso de animatronics como no filme Tubarão de 1975 (Tubarão de Jaws)

Já os Efeitos Visuais: São manipulações e aprimoramentos digitais da filmagem e acontecem principalmente durante a pós-produção, como nessa cena capturada por um drone ou helicóptero, no filme Blade Runner 2049, que foi trabalhado na pós a criação digital da cidade. (Blade Runner – 2017)

Dentro do VFX temos o CGI, que significa imagens geradas por computador. Ele é usado para fazer uma distinção clara entre elementos que foram criados no computador e elementos do mundo real que foram filmados com uma câmera. 

Por exemplo, “um barco CG” refere-se a um barco virtual que foi construído, iluminado e renderizado usando um software específico e, em seguida, composto digitalmente na filmagem. 

Por outro lado, um barco (real ou miniatura) que foi filmado com uma câmera como elemento para ser composta na pós não é CG.

Os livros que eu usei para criar o vídeo foram esses aqui:

  • The Art and Science of Digital Compositing – Ron Brinkmann
  • The Filmmaker’s Guide to Visual Effects – Eran Dinur

Deixe um comentário