BurgerTime – Comercial Fake

Este já era um projeto que eu queria fazer, comecei em janeiro e finalmente concluí! Eu acho bem legal comerciais de produtos e alimentos, as maneiras de como são apresentados em formato de vídeo. Eu usei este projeto para explorar um pouco de técnicas 3D para fazer um vídeo de uma hamburgueria, seguindo um pouco da ideia de um comercial. Uma das partes complicadas de se fazer um vídeo em 3D é a renderização, pois ela consome muito tempo e para contornar isso eu busquei alternativas para isso, falarei mais a diante, antes vou falar um pouco do processo para a criação deste projeto.

Workflow

Antes de começar um projeto eu costumo fazer uma pesquisa visual sobre o tema do trabalho que vou desenvolver. Busquei imagens de hambúrgueres para entender padrões de como são normalmente tiradas e guiar o meu projeto. Eu já tinha uma ideia de fazer um render de hambúrguer seguido de um copo com refrigerante e uma porção de batatas rústicas, então complementei as referências com imagens de batatas para entender os formatos e também entender como se comporta a interação delas com a luz, o que ajudou no processo de criação dos materiais.

Referência de hambúrgueres e batata rústica.

Quando trabalho com vídeo outra pesquisa que costumo fazer é buscar referências de cinematics já feitos sobre o assunto para entender um pouco dos padrões que outros filmmakers usaram. Como começa, desenvolve e conclui, neste caso como são apresentados os hambúrgueres em um vídeo.

Pesquisa sobre cinematc no YouTube com hambúrgueres.

1- Roteiro

Depois de ter coletado as referências eu pude construir um roteiro simples para guiar a condução do projeto. Para facilitar eu criei um cliente fictício que gostaria de um comercial de 30 segundos para sua marca BurgerTime.

Na imagem abaixo mostra um pouco da estrutura que eu pensei para o vídeo. Eu estimei um tempo para cada cena, para cada uma delas já pensando de como trabalhar com o movimento de câmera. Os tempos que eu estimei foram mais para eu ter uma base, posteriormente quando eu fiz a montagem do layout os tempos foram readequados.

Roteiro criado para o comercial.

2- Storyboard

Depois do roteiro eu fiz um storyboard para ter uma primeira visão das cenas, aqui já comecei a pensar nas composições. Nesta etapa ainda não tinha definido a música, então parte das cenas foram alteradas para encaixarem com o ritmo. É possível ver que a ideia geral do vídeo se encontra aqui.

3- Layout

Eu fiz um vídeo simples, usei formas primitivas sem muito detalhe para servir como base. O layout ajudou também a estabelecer a música do projeto, assim eu já saberia como adicionar cada cena para se encaixar com a batida da música, o que seria interessante de adicionar ou remover e assim estabelecer melhor o tempo para cada cena.

4- Etapa 3D

Concluída as ideias de roteiro e storyboard, e com o direcionamento do layout, eu parti para a modelagem, para me ajudar a saber o que eu tinha que fazer eu criei uma lista para me guiar, assim que finalizava um dos modelos eu riscava da minha lista. Usei essa técnica para o projeto todo, o que foi muito bom para minha organização e estabelecer bem quais etapa já foram feitas e o que precisava fazer.

Lista de etapas 3D.

Depois de tudo modelado fiz as texturas, aqui eu usei tanto imagens para fazer o alface e tomate, quanto material procedural (textura feitas por meio de cálculos matemáticos), aqui eu usei como base um vídeo do canal Default Cube para criar os materiais do Pão e do Hambúrguer. Quem tiver interesse segue o vídeo:

Com os modelos prontos eu montei as cenas seguindo a ideia do roteiro e já aplicando o que precisava adicionar como estabelecido pelo layout. Na montagem da cena além de posicionar o objetos e cenário, foi feita a iluminação e enquadramento das câmeras.

Com todas as cenas prontas fui para a etapa de renderização. Tirando a cena do topo com os ingredientes que eu renderizei a animação com o EEVEE, o restante foi só um único render usando o Cycles X. Um comparativo, cada frame renderizados no EEVEE levou de 2 à 6 minutos, já em Cycles X um frame levou por volta 50 minutos à 1 hora 15 minutos de renderização. A qualidade final com Cycles é muito melhor que no EEVEE, então optei por renderizar apenas um frame da maioria das cenas e criar a animação na pós para ganhar tempo.

5- Composição

Aqui eu fiz a “montagem” das imagens, eu costumo renderizar no formato EXR Multilayer, que permite renderizar vários passos de renderização num único arquivo. Usar passos de render deixa mais flexível na hora de montar a imagem, podendo trabalhar como, por exemplo, com o passo de glossy e assim diminuir um reflexo que não ficou muito legal no objeto, ou mudar uma cor específica no passo de difusão de cor. Neste projeto eu usei o passo de Oclusão de Ambiente com ele você realça as sombras e também aumenta o contraste. Usei o passo de Mist para mesclar com falseNoise do Fusion para criar uma integração melhor e simular a fumaça saindo do hambúrguer, dependendo do projeto posso usar o passo de Depth, esses passos são bons para criar sensação de névoa. Também usei o passo de Normal, aproveitei para testar esse passo que permite simular mudança da iluminação no objeto.

Nodes de uma das cenas feitas no Fusion.

6- Edição

A última etapa do projeto foi fazer a edição, aqui eu reuni todo o material criado para fazer o vídeo final. Eu usei como base a timeline do layout que já tinha a marcação de alguns cortes, o que ajudou a acelerar o processo de ir acrescentando as imagens nos pontos certos. Eu usei o Dynamic Zoom do DaVinci Resolve pra fazer a movimentação de zoom entrando na cena, além dele eu editei o zoom com keyframes alterando a escala da imagem conforme as batidas da música. No fim acabou que meu desafio foi de criar interação usando imagens estáticas 😅.

Timeline da edição.

Foi muito legal de fazer esse projeto, pude aprender bastante com ele!

Se chegou até aqui, muito obrigado e até a próxima! 🙂

Deixe um comentário